Produção Científica
DESENVOLVIMENTO DE BOARDGAME DIDÁTICO SOBRE GESTÃO DE PRODUÇÃO
2022
- MARCELO CACHOLAS DE MAGALHÃES
- RICARDO MIYASHITA
- DIEGO CESAR CAVALCANTI DE ANDRADE
ESTE ARTIGO MOSTRA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO QUE TRANSMITE CONCEITOS DE GESTÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA, E QUE TAMBÉM TREINA HABILIDADES NESSAS ÁREAS, COM FOCO NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. PARA DESENVOLVER O JOGO FOI UTILIZADO O MODELO DO TRIPLO DIAMANTE PARA APLICAÇÃO DO DESIGN THINKING. TAMBÉM FOI UTILIZADA A FERRAMENTA BUSINESS GAME CANVAS, QUE AUXILIOU NA DEFINIÇÃO DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO JOGO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O JOGO CONSEGUIU PRENDER A ATENÇÃO DOS JOGADORES DURANTE A PARTIDA E TREINAR HABILIDADES COMO TOMADA DE DECISÃO E TRANSMITIR DIVERSOS CONCEITOS COMO OTIMIZAÇÃO DE ROTAS NA ENTREGA DE PRODUTOS, NÍVEL DE SERVIÇO, SEGMENTAÇÃO DE MERCADO E GERENCIAMENTO DE ESTOQUE.
PALAVRAS-CHAVES: JOGO DE EMPRESAS; JOGO DE TABULEIRO; TOMADA DE DECISÃO; DESIGN THINKING; TRIPLO DIAMANTE; GESTÃO DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA.